Barra Superior - Portal Biodiversidade
Página Principal   Biodiversidade   Áreas Verdes   Fauna   Flora   Animal Símbolo   Notícias   Twitter  

 

FAUNA


Pesquisa sobre a fauna:
Grupo:


A Divisão de Fauna da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente presta atendimento à fauna silvestre do município de São Paulo e também da Região Metropolitana de São Paulo.

As principais atribuições da Divisão são assistência médico-veterinária, clinica e cirúrgica, com suporte laboratorial; manejo dos animais do acervo municipal; vigilância ambiental e epidemiológica nos parques municipais; reabilitação da fauna com vistas à vida livre; destinação dos animais silvestres recebidos, para soltura ou cativeiro; levantamento faunistico em parques municipais e áreas verdes significativas, que subsidiam estudos sobre a biodiversidade; anilhamento da avifauna para monitoramento das solturas; gerenciamento de dados sobre a fauna recebida; produção de mapas georeferenciados ; elaboração de pareceres para fins de EIA/RIMA, como no caso do Rodoanel Mário Covas, trechos oeste e sul; desenvolvimento de campanhas informativas; visitas técnicas monitoradas, cursos e publicações; atendimento e orientação sobre ocorrências com a fauna.

A Divisão recebe em média 165 animais silvestres por mês, com pico nos meses de setembro, outubro e novembro, quando o número de animais chega a nove por dia. Entre 1992 e 2008 foram cadastrados 31.227 animais silvestres, dos quais 15.773 foram soltos em áreas de procedência ou ocorrência, ou seja, 51% dos animais atendidos tiveram como destino a volta ao seu ambiente natural.

Entre os projetos em andamento, destacam-se o Projeto Manejo e Conservação de Bugio Alouatta guariba clamitans na Região Metropolitana de São Paulo: aprimorando o programa de reintrodução; Projeto Felinos - levantamento de felinos no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Curucutu; Projeto de anilhamento de aves na Região Metropolitana de São Paulo.

 
Ano Internacional da Biodiversidade Secretaria do Verde e do Meio Ambiente PRODAM - Empresa de TIC da Cidade de São Paulo